O Mercado do Bem Estar
A preocupação com a saúde e bem estar surgiu a décadas com o
lançamento de produtos diet, inicialmente voltados para diabéticos e
rapidamente absorvido por pessoas que tinham preocupação com seu peso.
Depois surgiram os alimentos light (com redução de algum
item como gordura ou açúcar), os funcionais (redução de colesterol,
funcionamento do intestino por exemplo) e os fortificados com vitaminas, ferro
entre outros.
O mercado está cada vez mais migrando da simples preocupação
com o peso para o chamado bem estar, o que é bem estar? Bem estar vai além da
manutenção ou perda de peso, as doenças cardiovasculares estão passando por um
aumento global, a população brasileira está mais velha, e as pessoas mais
velhas naturalmente procuram alimentação mais saudável.
E você, supermercadista, o que tem
que fazer?
Algumas dicas:
- O setor light/diet já está ultrapassado como vimos acima,
destaque nas gôndolas os alimentos saudáveis como: nozes, azeites, integrais,
frutas, carnes magras para que seu consumidor lembre de comprá-los no momento
em que está na loja;
- Coloque em seu site e nas redes sociais, receitas e dicas
de saúde, sempre com a relação de ingredientes e seus preços na sequência, uma
nutricionista pode ajudar e assinar estas receitas e colunas informativas;
- Faça uma identificação visual para os produtos saudáveis,
elabore um “selo” de qualidade saudável, lembre-se: mais de 85% da decisão de
compra é feita quando o cliente está na loja, por impulso, ajude e dê este
“empurrãozinho” na decisão de seus clientes;
- Treine seus colaboradores para diferenciarem diet, light,
zero, alimentos para celíacos (sem glúten), gordura trans, com conhecimento é
muito mais fácil indicar produtos e tirar dúvidas de clientes, faça deste
conhecimento o seu diferencial.
Quem trabalha no FLV deve conhecer os produtos que vende e
também algumas receitas e propriedades, coloque plaquetas indicando estas
qualidades;
- Faça com que seus colaboradores também valorizem a vida
saudável, através de palestras e treinamentos com profissionais da área;
- Ofereça refeições prontas com o conceito saudável também
na rotisseria.
E finalmente lembre-se de sinalizar tudo muito bem, basta a
lembrança para que seus clientes experimentem e sigam este estilo de vida, você
também vende saúde!
Mais dicas no DVD Treinamento Prático para SUPERMERCADOS confira uma amostra no YouTube: DVD Treinamento para SUPERMERCADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário