Qual é a "embalagem" dos combustíveis que você vende?
Chamo de embalagem, a percepção que o cliente tem até mesmo antes de entrar no seu posto, o canteiro, a limpeza da pista,
da bomba, da equipe. Se isto não estiver 100%, imagine o combustível
que o cliente não vê, está "enterrado" e escondido no tanque no subsolo!
A abordagem deve ser rápida e entusiasta, nunca deixe o cliente
esperando, seja ágil e mostre que você gosta do que faz com um sorriso
no rosto, não precisa ser forçado, só sorria!
Em situações de
muito movimento, sempre preste atenção aos carros que aproximam-se na
fila, olhe para o cliente e acene dizendo: "Já vamos te atender!"
Isto reduz o stress de quem está esperando, quando o cliente percebe
que foi percebido ele já fica mais calmo, ao contrário de quando ninguém
nem olha para ele.
Check List para abordagem:
Aparência:
tome banho todos os dias, mantenha suas mãos e unhas limpas, não use
perfumes fortes, preferencialmente desodorantes antitranspirantes sem
perfume e sem álcool.
Faça a barba diariamente e mantenha o cabelo cortado e arrumado, um boné ajuda muito e uniformiza a equipe.
Uniforme: Sempre limpo e passado, ele denuncia o cuidado que você tem com você mesmo e com seus produtos.
Ambiente: Você sempre tem tempo livre, neste tempo mantenha as bombas e ilhas
limpas, o cliente percebe tudo isto como indicador de qualidade dos
combustíveis.
Produtos: Aproveite e aprenda a fazer a análise obrigatória dos
combustíveis, leia os rótulos dos lubrificantes e aditivos.
Gostou da dica? Amanhã falaremos do passo 2 no atendimento em postos de combustíveis.
Amostra grátis do DVD Treinamento Prático para POSTOS no youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LeVl1Lcj2D4
abs
eng lorenzo busato
Consultoria em marketing e vendas, treinamentos de equipes, coach para vendedores, marketing digital, varejo, postos, supermercados. Autor Eng Lorenzo Busato, palestrante, consultor e escritor.
Mostrando postagens com marcador adulteração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador adulteração. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Fraudes e Adulterações de Combustíveis e Bombas

Todos pudemos ver no Fantástico e as repetições no Jornal Nacional e nos Estaduais.
O "controle remoto" instalado a R$ 5.000,00 por bico nas bombas de diversos postos de combustíveis em Curitiba e São Paulo fraudava o volume mostrado na bomba (que o cliente pagou) direcionando por uma válvula de retorno parte deste combustível para o tanque do posto.
Além do crime contra o consumidor, estes postos tem que adulterar sua documentação de controle de estoque (LMC=Livro de Movimentação de Combustíveis), fraude provavelmente feita pelo mesmo "fornecedor" do tal sistema de controle remoto.
Como consultor do ramo eu comento alguns detalhes:
- A fraude foi feita em postos de cidades grandes, aonde você nunca vê o dono do posto e nem sabe quem é, muito menos se o combustível é de procedência;
- Se a fraude está sendo feita desta forma, imagine então se os combustíveis destes postos são mesmo das bandeiras que eles ostentam nas bombas e no posto;
- Sem ir muito longe, imagine então a qualidade dos combustíveis comercializados.
RESUMO: UMA VEZ LADRÃO, SEMPRE LADRÃO, PREVINA-SE!!!
RECOMENDAÇÕES:
- Abasteça nos postos que você conhece as pessoas, os frentistas, os donos;
- Procure sempre abastecer no mesmo posto;
- Verifique: bandeira do posto (companhia distribuidora), aparência (postos mal conservados normalmente denunciam má qualidade também dos produtos), participação do posto em programas das companhias (km de vantagens, sorteios, etc), normalmente postos com bandeira de empresa conhecida que não estão participando é por que a companhia já os descredenciou e não acompanha a qualidade dos produtos;
- Calcule a média de consumo do seu veículo com frequência, qualquer sinal de baixo desempenho pode indicar adulteração de combustíveis ou da bomba onde você abastece;
- Exija o teste obrigatório de qualidade dos combustíveis, se o posto se negar a fazer, não tiver equipamentos para tal, disser que não sabe como fazer... Vá para a polícia e registre uma queixa, acesso o site da ANP ( http://www.anp.gov.br ) e faça sua denúncia, exerça sua cidadania!!! E preserve seu bolso e seu veículo!!!
Vídeo Treinamento Prático para POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Autor: Eng Lorenzo Busato, consultor de empresas pelo Grupo SUPERA
Assinar:
Postagens (Atom)


