Basicamente os aditivos utilizados nos combustíveis são compostos por:
Detergentes: Limpam os resíduos de combustão (combustíveis e lubrificantes - película próxima a câmara de combustão), não importa se o combustível é de excelente qualidade, sempre irá sobrar algum resíduo da combustão.
Dispersantes: Levam estes resíduos para fora do motor.
Antioxidantes: Mantém o motor sem oxidação ou ferrugem.
Para entendermos melhor, imagine que você irá fazer um churrasco em uma grelha de ferro (não de inox), após seu churrasco você limpa a grelha com qual produto?
Parabéns! Com um detergente! Mas você não vai deixar sua grelha cheia de sabão e detergente, precisamos enxaguá-la com água, mais uma vez parabéns! Você acabou de utilizar uma substância dispersante!
Como sua grelha não é de aço inoxidável, vamos criar uma película protetora para não enferrujar aplicando uma fina camada de óleo (de soja por exemplo), você foi ótimo! Acabou de usar um antioxidante!
Viu como é simples? Agora pode falar com propriedade de um químico sobre os combustíveis aditivados.
Os benefícios destes aditivos são: manter o motor sempre limpo e regulado o que gera economia, durabilidade e menor impacto ao meio ambiente.
Podemos encontrar combustíveis aditivados nos postos ou aditivá-los com produtos disponíveis no mercado como por exemplo a Bardahl, STP entre outras, eles fazem exatamente o mesmo efeito e podem ser utilizados para gasolina, etanol e diesel, sobre aditivos para lubrificantes falaremos em outra ocasião.
Dúvidas? Envie um email para busato@gruposupera.com.br que teremos prazer em responder.
Mais informações e técnicas para Postos de Serviço no site www.gruposupera.com.br e no DVD Treinamento Prático para POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.
Abs.
Eng Químico Lorenzo Busato
Nenhum comentário:
Postar um comentário