domingo, 24 de maio de 2009

MARKETING COM CRIATIVIDADE CUSTA POUCO!

Veja este exemplo de criatividade aplicada a uma propaganda, depois reflita como aplicar criatividade na divulgação de sua empresa. Você encontra este e outros vídeos no YouTube.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

VALORAÇÃO DE DANO AMBIENTAL DA QUEIMADA DE CANAVIAL



por Dr. Georges Kaskantzis.
O meio ambiente transforma-se naturalmente com o tempo. As atividades culturais, econômicas e sociais do homem influenciam a evolução do meio ambiente e originam impactos benéficos e prejudiciais sobre o mesmo. Os impactos negativos são danos ambientais insignificantes ou significativos alteram os recursos naturais.
O dano ambiental acontece quando determinada ação, omissão ou atividade humana produz uma alteração desfavorável no sistema ambiental. O dano ambiental pode ser analisado por quatros aspectos: manifestação; efeitos; causas e agentes implicados. Esses aspectos são utilizados como referência para avaliar as implicações ecológicas e econômicas do dano ambiental.
As alterações que o dano ambiental causa no ambiente afetam o meio físico e o social. O dano social causa a perda de benefícios fornecidos pelos recursos naturais. O capital natural fornece à sociedade uma série de serviços ambientais, fluxos de matérias e de energia que garantem e melhoram o bem estar da população.
A valoração econômica do dano ambiental deve considerar dois componentes: o dano biofísico e o dano social. O dano biofísico diz respeito às alterações originadas no meio que provocam a deterioração das características dos recursos naturais. O dano social está relacionado aos prejuízos causados à sociedade pela perda ou redução dos bens e serviços ambientais fornecidos pelo capital natural.
Para determinar o dano biofísico é necessário avaliar o tipo da alteração provocada e sua relação com o meio afetado, considerando as suas características e composição no local e na região de influência do impacto. Assim, é necessário caracterizar o recurso afetado e avaliar o nível do seu estado de conservação antes e depois do dano.
A recuperação do estado inicial de conservação do recurso afetado pelo dano implica na execução de uma série de atividades que demandam tempo, materiais e mão de obra. Os custos financeiros desses insumos devem ser cobertos pelo causador da lesão e dependem da magnitude do impacto, do tempo de recuperação do recurso afetado e do nível de restauração desejado.
Para estimar os custos do dano social é necessário conhecer os benefícios que derivam do recurso afetado, antes e depois do dano, para então fazer a valoração econômica. Portanto, é necessário identificar os custos das atividades de recuperação necessárias para conduzir o sistema ambiental ao seu estado inicial de conservação.
As implicações sociais do dano estão relacionadas às perdas de benefícios que derivam dos recursos afetados e custos adicionais que incorrem sobre a população devido aos efeitos adversos decorrentes pela alteração do ambiente, tais como: tratamentos de saúde; perda de renda; de salário e de visitação.
Concluí-se que o dano ambiental provoca alterações desfavoráveis no meio ambiente, e para quantificá-lo é necessário conhecer as características do meio e fazer a contabilidade do capital natural, assim como, dos benefícios que fornece à sociedade. http://geo-kas.blogspot.com

Georges Kaskantzis Neto é professor associado da Universidade Federal do Paraná é atua na área de avaliação e
valoração de danos ambientais, perícia ambiental, análise de riscos, investigação de acidentes ambientais, indústria
do petróleo. Realiza estudos técnico, científicos e consultoria para empresas privadas e instituições públicas do país
e do exterior. kaska@ufpr.br

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PALESTRAS MOTIVACIONAIS


O cara toca violão, levanta a galera, faz chorar e rir! Ótima para um teatro mas será que é bom para sua empresa?
Estive (e sempre que dá eu assisto) em uma palestra motivacional aonde o cenário era esse mesmo, no intervalo perguntava o que o pessoal estava achando da palestra (enquanto o palestrante vendia seus livros escrito em letras garrafais e com espaço quádruplo, sem falar nas gravuras de uma página inteira, ou seja uma meia dúzia de texto questionável), o que o pessoal me falava?
Adivinhem...
"Que ótimo!", "Fora de série", "Ele é um show" e por aí vai...

Na segunda parte da palestra o show continuava, tive que estourar balão pra ver se ganhava uma nota de vintão (R$ 20,00), e pular para não parecer chato.

Acho muito boa a movimentação corporal, deixar a emoção aflorar etc, mas ocasionalmente eu participava com uma pequena equipe de um cliente meu de consultoria em vendas, na semana seguinte pedi uma AVALIAÇÃO da palestra da seguinte forma:

Dei uma folha em branco para cada um e pedi para que escrevessem separadamente por itens o que eles aprenderam na palestra de uma maneira bem objetiva, adivinhem o resultado!!!!!!!

Depois no verso pedi para que escrevessem o que tinham utilizado no trabalho (do conteúdo da palestra) e os resultados obtidos, e adivinhem de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NADA !!!!

Toda vez que "mandar" seu "pessoal" para uma "palestra" não deixe de pedir que avaliem desta forma o treinamento ou palestra, se for para dar risada e pular mande em um show de humor que é milhares de vezes melhor e mais bem produzido. Isso quando o "palestrante" não faz mágicas, ou pior COPIA técnicas de outros palestrantes, aí é pra morrer.

Tenho uma sugestão para esse pessoal acessem o site http://www.marboh.com.br/clubedenadismo/ pela avaliação que tive da "palestra motivacional" é o que recomendo, faz bem contra o stress e é de graça.

Nada contra, a descontração faz parte da comunicação, mas quando é só descontração é duro, eu e o empresário medimos as vendas na semana seguinte ao "evento" e de novo NADA!

Procure profissionais com conteúdo, experiência, bagagem e peça para seu pessoal avaliar da forma como recomendo e se surpreenda!

Até a próxima, vou fazer um pouco de nadismo agora.

Lorenzo Busato

segunda-feira, 4 de maio de 2009

GRIPE SUINA ACABA COM CRISE MUNDIAL

É isso mesmo! A gripe suína (que nem é suina) acabou com a crise financeira mundial (que nem é mundial).
Agora ao ligarmos a TV só ouvimos falar nela com todos os detalhes de pandemia e exageros costumeiros que a mídia adora colocar neste tipo de notícia que rende audiência entre os catastróficos de plantão.
Estive palestrando na Segunda Convenção de Vendas de uma rede de lojas de móveis e eletro que atendo como consultor a quase dois anos e mostrei algumas telas do site do principal jornal do Paraná, na primeira como era de se esperar, tragédias, assassinatos e greves, na quarta e quinta tela, aonde só os mais perseverantes chegam, o anúncio da fusão da Perdigão com Sadia que se efetivado vai gerar outra megaempresa multinacional genuinamente brasileira. A outra notícia que me chamou a atenção já na última tela foi que a GM brasileira vai encabeçar o projeto e produção de uma nova linha de veículos e tudo aqui no Brasil, só que notícia boa aparece assim mesmo, em letras miudinhas que quase não aparecem.
Temos que filtrar o tipo de informação que lemos, vemos e ouvimos, nossos neurônios são treinados e condicionados diariamente por tudo isso e por tudo o que fazemos, não vamos cair naquele perfil do catastrófico que já acorda sintonizando o rádio no canal policial e chega no trabalho dizendo: "gente, vocês nem imaginam o acidente que deu hoje...." e sempre tem alguém que acrescenta: "e ainda tinha mais gente no outro carro...".
Mais uma vez, programe metas pessoais nos seguintes campos: familiar, religiosa, financeira, profissional e saúde, programe metas para cinco, dez anos e subdivida em metas anuais, mensais, semanais, sua cabeça automaticamente começa a filtrar o que interessa para você atingir estas metas e "treina" seus neurônios para adquirir habilidades para atingí-las.
Por que nestes campos que comentei? Se não tivermos metas profissionais perdemos o emprego e o nosso campo financeiro é atingido em seguida, sem o financeiro o familiar é abalado, o familiar se abalando vem o stress (campo da saúde) e quando afeta a saúde, falamos: "Meu Deus me ajude" (religioso) aí já pode ser tarde.

OBS.: Ia quase esquecendo: dica para se prevenir da gripe aviária, digo suína, digo qualquer uma... Corra ou ande ou pedale uma hora por dia.

É, é só isso mesmo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...