terça-feira, 3 de julho de 2012

O que é Marketing ?

o que e marketing
Inúmeras vezes sou questionado por clientes que me perguntam: "Preciso melhorar o marketing da empresa, o que devo fazer? ", na verdade ele queria perguntar: "Preciso melhorar a propaganda da empresa, o que devo fazer?"

Confusões como esta ainda acontecem todos os dias no mundo corporativo, vamos novamente explicar o que é marketing .

Para simplificar vamos analisar a Teoria dos 4 P do marketing sem detalhar muito, somente para chegar na propaganda tão confundida com marketing:

Primeiro P: Place (ponto ou distribuição): analisa sua localização geográfica, sua posição na quadra, ambientação interna, logística entre outros fatores;

Segundo P: Price (preço): pesquisa de preços na concorrência, pois hoje quem determina o preço é o mercado, mais podemos ganhar mais traduzindo este P para Valor, quanto mais valor seu cliente percebe no seu produto, mais ele estará disposto a pagar mais por ele;

Terceiro P: Produto: desenvolvimento de novos produtos, aperfeiçoamento, canabalização de produtos (antes que seu concorrente o faça), mix de produtos, curva ABC de vendas, etc.

Quarto P: Promoção: Aqui encontramos nossa tão confundida propaganda!!! Em promoção podemos listar: força de vendas, relações públicas (tão esquecida!), promoções, e propaganda!!

A propaganda é somente um componente deste mix de marketing que é tão abrangente e completo que passo cerca de 50% do tempo de consultorias concentrando esforços em todos os outros itens deixando a propaganda em um dos últimos lugares.

Que absurdo!! Alguns pensam...

Pense comigo: Em uma farmácia por exemplo, podemos criar propagandas inteligentíssimas, super humoradas, criativas e emocionantes e o que acontece quando o cliente entra na farmácia?

Muitas vezes encontra atendente mal preparados, loja desorganizada, produtos sem preço, vendedores que tentar te "empurrar" medicamentos que pagam mais comissão e a lista continua...

E a propaganda super elaborada será que deu certo? Pode até ter efetuado algumas vendas a mais, mas o cliente certamente não voltará neste ambiente onde deveria predominar a atenção, ética e segurança.

Portanto, analisem seu ambiente e sua equipe antes de fazer o foguetório propagandístico (nem sei se existe esta palavra).
Sugiro que baixem gratuitamente meu livro Marketing & Criatividade Casos Práticos no site http://www.gruposupera.com.br onde a teoria de marketing foi "mastigada" e exemplificada com casos reais de aplicação e também encontrará várias dicas em ramos como: farmácias, supermercados, postos, lojas, indústrias entre vários outros casos. Bem esta foi minha "propaganda".
Abs
Lorenzo Busato

2 comentários:

PERSEVERÂNÇA disse...

Que postagem!!!é uma aula de profissionalismo.
Muito bom mesmo, deixo um abraço fraternal.
Nicinha

desiveloso disse...

Gostei muito do seu blog. desiveloso.blogspot.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...