Primeiro vamos tentar traduzir esta palavra, coaching significa treinamento em português, mas não um treinamento convencional, uma palestra que você paga para seus vendedores participarem e você não sabe mensurar o quanto eles vão aplicar no seu dia a dia (recomendo a leitura do artigo Palestras Motivacionais que te dá dicas de como medir isto).
O "coaching" é muito mais, e para ilustrar vou descrever como venho fazendo a cerca de dez anos em meus clientes:
- Primeiro você deve identificar os pontos fortes e fracos da sua equipe;
- Identificar o perfil de cada vendedor (ou representante comercial), seus resultados, seu crescimento comparando-se resultados do ano e também do ano anterior, seu comportamento em reuniões e treinamentos, suas objeções e pró-atividade;
- Identifique seus principais concorrentes em cada área de atuação (materiais de merchandising, brindes, relacionamento com compradores e até mesmo vendedores dos seus clientes, etc.);
- Se abasteça de relatórios por área e por vendedor e seus objetivos (metas), aqui recomendo a leitura do artigo O Painel de Controle das Vendas.
Pronto!!! Agora seu trabalho de coaching está pronto para dar resultados!
O "Coaching" no meu estilo:
- Passo cerca de dois ou três dias com o vendedor, fazendo sua rota normal de atendimento, visitamos clientes ativos, inativos, problemáticos, inadimplentes e também algumas visitas em não clientes (prospects);
- Em cada visita analiso: postura, dicção, técnicas de vendas, relacionamento com vendedores, compradores, proprietários, recepcionistas, telefonistas, enfim com todos no ambiente do cliente;
- Analiso também o relacionamento que a concorrência tem neste cliente;
- Durante o trajeto comentamos com o vendedor cada etapa da visita e como poderia ter sido melhor, pontos fortes e fracos do vendedor durante a visita;
- Ao final das visitas traçamos um plano de ação para a área do vendedor, incluindo metodologia das visitas, frequência, cobertura de área, plano para abertura de novos clientes, vendas adicionais para os existentes, e até mesmo metas pessoais deste vendedor.
Este plano de ação é redigido por mim e enviado para a empresa que me contratou e também para o vendedor.
Você se surpreende como vendedores experientes tem a aprender e crescer, e muitas vezes só precisavam de um estímulo. E também se surpreenderá como novos vendedores tem idéias interessantes que só precisam de método para implementar.
A aceitação dos vendedores com um consultor na sua "cola" o dia todo?
SEMPRE foi muito bem recebida, mesmo inicialmente com certa rejeição, durante o dia a conversa produtiva vai aparecendo e no final do trabalho todos ganham muito.
Faça "coaching" com seus vendedores também, mas certifique-se que o consultor tenha experiência em vendas para falar a mesma linguagem e poder contribuir com este vendedor.
Sua empresa e sua equipe vão crescer e agradecer.
Abs.
Eng Lorenzo Busato
Consultoria em marketing e vendas, treinamentos de equipes, coach para vendedores, marketing digital, varejo, postos, supermercados. Autor Eng Lorenzo Busato, palestrante, consultor e escritor.
sexta-feira, 16 de março de 2012
quarta-feira, 7 de março de 2012
Plano de Benefícios
Todo mundo me pergunta: Que benefícios posso dar para minha equipe? Seguindo nossa linha simples e prática, relaciono algumas sugestões EM USO em algumas empresas que atendo, fora os benefícios tradicionais.
- Vale compra em supermercado: Pode-se fazer convênio com farmácias;
- Seguro de acidente 24h;
- Empréstimo emergencial: um salário para ser pago em seis parcelas (correções e juros a combinar);
- Folga no dia do aniversário;
- Plano de saúde: A empresa cobre uma parte ou totalidade;
- Assistência odontológica (com o SESI);
- Assistência psicológica na empresa (visita mensal com psicóloga);
- Convênio com academia (empresa paga uma parte);
- Treinamentos pagos pela empresa;
- Curso superior a empresa paga uma parte;
- Alguns cursos profissionalizantes mais caros relacionados a empresa a
empresa paga um percentual maior ou totalidade;
- Confraternização
Bem são só algumas idéias que são implementadas sempre seguindo um cronograma e medindo a resposta da equipe, as que passei acima são praticadas em uma empresa de porte médio do interior do Paraná e funcionam perfeitamente a anos, gerando retenção de funcionários e tornando a empresa procurada por candidatos.
Também sugiro o exemplo da Pormade, também do interior do Paraná que já ganhou diversas vezes o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar da Revista Exame.
Bom proveito!
Assinar:
Postagens (Atom)