Consultoria em marketing e vendas, treinamentos de equipes, coach para vendedores, marketing digital, varejo, postos, supermercados. Autor Eng Lorenzo Busato, palestrante, consultor e escritor.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
NÃO CAIA NA ARMADILHA !!!
Toda empresa começa com uma boa idéia e uma dose generosa de motivação por parte do empresário, e algumas vezes a empresa dá certo e começa a crescer.
Até aqui tudo bem, mas o que acontece na sequência?
Aquele empresário criativo do início começa a acumular funções e acaba cometendo um erro gravíssimo com o qual me deparo todos os dias: cai na armadilha do operacional.
O que vem a ser isto? Existem duas atribuições a funções em uma empresa, o gerencial e o operacional, na fase de criação, planejamento de vendas, entre outras atividades, o empresário está sendo gerente de sua empresa, depois quando faz o controle das vendas, produção e custos com gráficos de tendências e índices, também está exercendo a função de gestor ou gerente da sua empresa.
O que acontece na armadilha operacional? Como a empresa cresceu e o empresário continua centralizando várias atividades vemos ele fazendo coisas como: indo ao banco todos os dias (será que alguém faz isso ainda?), fica horas faturando mercadorias, fica andando pela loja o dia todo (é importantíssimo fazer isso mas não toda hora), não delega funções para ninguém, fica na cozinha em cima do pessoal (caso de restaurantes), deixa de qualificar seus colaboradores (porque ele sempre está de olho... ), existe uma lista de absurdos muito maior que esta.
Vejam que existe uma linha tênue entre as duas funções, em empresas pequenas e iniciantes é óbvio que o empresário tem de exercer as duas funções (operacional e gerencial) mesmo porque para cobrar e mandar ele tem que saber como fazer. A armadilha consiste em ocupar 100% do tempo em funções operacionais e deixar de planejar e gerenciar a empresa.
O maior perigo desta armadilha é que o seu concorrente pode estar fazendo a coisa certa e um dia você vai se incomodar com ele.
Solução: tire um período do dia, da semana, do mês e do ano para revisar seu planejamento estratégico, por menor que seja este período, vai fazer toda a diferença. Se precisar peça ajuda para um amigo seu ou um consultor que irá cobrá-lo (a execução do planejamento e os honorários é claro).
O que? você não tem um planejamento estratégico? CAIU NA ARMADILHA !!!
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