Consultoria em marketing e vendas, treinamentos de equipes, coach para vendedores, marketing digital, varejo, postos, supermercados. Autor Eng Lorenzo Busato, palestrante, consultor e escritor.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Pega um Pega geral, já pegou você!!!

Marketing na segurança pública.
Assisti os dois Tropa de Elite no cinema e a sensação ao sair dos filmes é a mesma de quando saimos de alguns filmes de super heróis americanos, mas o sucesso estrondoso do segundo filme extrapolou qualquer expectativa.
Os recordes de ligações no disque denúncia do Rio também mostram que a população precisava de Heróis, de um motivo, uma personificação de motivação para reagir e buscar sua tão desejada paz.
O BOPE personificou este personagem heróico das telas transformando em realidade e ação todas as expectativas da população.
E o marketing onde fica? A exemplo de algumas ações do prefeito de Nova York (Rudolph Giuliani) na mídia, o filme vendeu muito bem a idéia de que é possível combater o crime e a corrupção. Lembro que este prefeito visitou o Morro Dona Marta em 2009 para conhecer e trocar experiências de como conseguiu reduzir o crime de NY através principalmente de muito marketing e envolvimento comunitário, só para lembrar o nome da política adotada foi TOLERÂNCIA ZERO!!!
Coincidência ou não, o estopim das ações no Rio de Janeiro ocorreu logo após a popularização do filme Trope de Elite.
Mais uma vez vemos que Marketing pode e deve ser utilizado não só para vender produtos, mas também para vender motivação, ideais e segurança.
É, o BOPE já pegou nossas mentes e agora temos heróis de verdade para admirarmos, basta aproveitar o momento e planejar as futuras ações de marketing contra o crime.
sábado, 23 de outubro de 2010
COMO É BOM SER FAMOSO !!!
Mas já a alguns dias estou me sentindo famoso !!! O que aconteceu?!?
Sou cumprimentado por várias pessoas que nunca vi na vida ou que nunca me cumprimentaram com uma simpatia que chega até a ser exagerada, como é bom ser famoso, ter o reconhecimento de fãs que eu nem sabia que existiam na rua, nos supermercados em restaurantes e em vários outros lugares pitorescos. Acho que minha reputação como consultor de empresas está extrapolando o ambiente corporativo e chegando nas ruas, como eu sempre imaginei que um dia aconteceria.
Agora talvez me convidem para dar entrevista no programa do Jô (imaginem só!), está na hora de escrever outro livro e sair em um "road show" pelo País ministrando palestras lotadas, agora é minha hora de ser famoso!
Chego no hotel, pois consultor vive na estrada, ligo a televisão para ver se de repente comentam algo sobre mim, e a realidade cai como um machado afiado em minha cabeça. É época de eleições !!! que famoso que nada, eram candidatos a não sei o que me pedindo votos, e agora?
E o programa do Jô? E as palestras pelo Brasil? Como é duro cair na real, e o pior de tudo: como é duro ter que cumprimentar esses “candidatos” que começam a fazer seu marketing só quando se lançam em campanha, um pouco de Marketing com “M” maiúsculo ensinaria estas pessoas a desenvolver um Produto, em uma Praça, que é claro custa um Preço para daí trabalhar o quarto P do composto de Marketing que é a Promoção (vender sua idéia, não o voto).
Marketing político ou enganação política? Para nós que trabalhamos com marketing isso é uma aberração.
Mas não pensem que me desiludi completamente não, sou brasileiro e não desisto nunca!
Para cada cumprimento e santinho que recebo na rua, na hora saco um cartão de visita e entrego para o tal “candidato” que fica tão perplexo quanto eu!!!
Viva a democracia!!!