sábado, 2 de abril de 2011

FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PESSOAS


Recentemente fui convidado para ministrar uma aula sobre gestão de pessoas , na PUC - PR, para uma turma de especialização, como especialista em Marketing e vendas, pensei se estaria a altura e teria material sobre o assunto, mas pensando bem: Quem coloca em prática a estratégia de marketing? Quem implementa nossas ações planejadas pela consultoria em todos os dias em que não estamos presentes? Quem faz o cliente voltar várias vezes em uma empresa aonde nunca havia estado antes? PESSOAS !!!

Nesta hora ficou fácil, reuni minha caixa de ferramentas e as dez horas de aula até foram poucas.

Algumas destas ferramentas que você pode utilizar:

- Processo padronizado para seleção (procedimento para entrevista, formulário para currículo, testes específicos para a função);
- Processo de feedback e avaliação: avaliação periódica de desempenho, avaliação 360´, ranking;
- Benefícios: participação nos lucros (diversos métodos adaptados para cada ramo e realidade), eleição do funcionário do mês (e do ano) calculado em planilha para não haver dúvidas, vou parar por aqui porque este tema é infinito;
- Programas de treinamento (horas/ano, métodos, vts, dvds, trienamentos internos e externos);
- Manual do colaborador (descrição de cargos, integração, missão, valores, etc, etc);
- Avaliação de clima organizacional periódica;
- Técnicas de condução de reuniões;
- Liderança.

Bem, como sou engenheiro por formação, uso e abuso desta caixa de ferramentas que desenvolvi em vários anos de consultoria, garanto que todas são simples e já foram e são utilizadas por mim em várias empresas. Usá-las depende de preparo e treinamento do pessoal, uma vez formada uma equipe homogênea e interada da cultura da empresa os resultados são garantidos.

A tempo: se elas não resolverem na performance de algum colaborador resta a última ferramenta: COMO DEMITIR !!!
Abs.
Lorenzo Busato

Conheçam nossos DVDs para treinar e motivar sua equipe, desenvolvidos para:
Supermercados, Postos (frentistas), Farmácias, Lojas de Móveis e Vitrinismo no www.gruposupera.com.br
treinamento para supermercados, treinamento de frentistas, consultoria para postos, como vender mais lubrificantes

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pega um Pega geral, já pegou você!!!


Marketing na segurança pública.

Assisti os dois Tropa de Elite no cinema e a sensação ao sair dos filmes é a mesma de quando saimos de alguns filmes de super heróis americanos, mas o sucesso estrondoso do segundo filme extrapolou qualquer expectativa.

Os recordes de ligações no disque denúncia do Rio também mostram que a população precisava de Heróis, de um motivo, uma personificação de motivação para reagir e buscar sua tão desejada paz.

O BOPE personificou este personagem heróico das telas transformando em realidade e ação todas as expectativas da população.

E o marketing onde fica? A exemplo de algumas ações do prefeito de Nova York (Rudolph Giuliani) na mídia, o filme vendeu muito bem a idéia de que é possível combater o crime e a corrupção. Lembro que este prefeito visitou o Morro Dona Marta em 2009 para conhecer e trocar experiências de como conseguiu reduzir o crime de NY através principalmente de muito marketing e envolvimento comunitário, só para lembrar o nome da política adotada foi TOLERÂNCIA ZERO!!!

Coincidência ou não, o estopim das ações no Rio de Janeiro ocorreu logo após a popularização do filme Trope de Elite.

Mais uma vez vemos que Marketing pode e deve ser utilizado não só para vender produtos, mas também para vender motivação, ideais e segurança.

É, o BOPE já pegou nossas mentes e agora temos heróis de verdade para admirarmos, basta aproveitar o momento e planejar as futuras ações de marketing contra o crime.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...