segunda-feira, 26 de outubro de 2015

atendimento, técnicas de atendimento, atendimento a clientes, treinamento de atendimento

A responsabilidade no atendimento é dada ao funcionário no momento da contratação. Ele passa a usar o nome de sua empresa como seu sobrenome. Ele passa a representar você!!! Infelizmente a maioria das empresas nem contrato de trabalho especificando as tarefas faz, e o atendimento em geral é terrível.
Pense neste termo: Responsabilidade no Atendimento.
Existem alguns momentos da verdade no atendimento a clientes.
O momento da verdade é o instante onde o cliente entra na sua empresa, telefona , recebe a visita do seu técnico ou montador , entre outros.
Os momentos da verdade podem ser:
  • Momento Desastrado: É a pior das situações. O cliente vai lembrar de sua empresa da pior forma, e ainda vai contar para um monte de pessoas sua péssima experiência. Não deixe isso acontecer! Prepare-se e prepare sua equipe!
  • Momento Normal: Chamo de insosso. Você atende o cliente , entrega o que ele pediu e só !
  • Momento Encantador: Encantar clientes todos sabemos que temos que fazer, mas como? Sabemos e não fazemos! Primeiro conheça muito bem os produtos que vende. Nada irrita tanto quanto um vendedor desinformado , e aqui coloco 90% dos “vendedores”. Seja ético, não empurre produtos, não minta, não prometa o que não pode cumprir.
Podemos encantar clientes com o simples gesto de levar a mercadoria até seu carro, colocar-se à disposição para um pós venda (que também quase ninguém faz!), ligar para seu cliente alguns dias depois de sua consulta (quem já recebeu ligação do seu médico? Nem precisa responder).
O cliente encantado se torna seu maior vendedor, ele indica sua empresa para vários conhecidos e sempre irá retornar pois ele percebeu valor e responsabilidade no seu atendimento, isso nenhuma propaganda consegue fazer.
A solução novamente é: treine seu pessoal, cobre cada um para que se torne especialista em alguma área ou linha de produtos, faça-os ler (não perca a esperança na humanidade, alguns lêem), desta forma iremos construir um ambiente de trabalho motivador e produtivo.
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Abs
Eng Lorenzo Busato
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