AÇOUGUE: Cliente pede: "um quilo de carne moída de primeira!"
Açougueiro: "quer que divida em dois pacotes?"
Depois de efetuada a venda: Vamos aproveitar e levar o filé duplo? Está na promoção!"
Com esta simples frase sua chance de aumentar o ticket médio do açougue
é enorme, muito melhor do que dizer "Mais alguma coisa?" ou a pior
delas "Só isso?"
PADARIA: Cliente pede: "Dez pães por favor!"
Vendedor pesa e entrega e diz: "Vamos aproveitar a promoção de pães de queijo? Hoje está só R$ X,XX as cem gramas!"
Diga e coloque placas de preço indicando o preço das 100 g e não do quilo (espanta!).
FLV (Frutas Legumes e Verduras):
Aumente o
ticket médio deste setor com uma exposição organizada e com cores
contrastantes dos produtos além de uma iluminação adequada, e um dos
setores mais bonitos de sua loja.
Atendente (vendedor): Sempre que tiver a oportunidade de ajudar algum
cliente, cumprimente-o com simpatia, ajude a escolher os produtos
melhores mostrando seu conhecimento do setor, sugira receitas e modo de
preparo, além de conhecer as propriedades nutricionais dos produtos.
Você não conhece seus produtos? Acho que está no setor errado!
Sugiro visitar o site http://www.cantu.com.br/hortifruti.html que tem muitas informações do setor.
Faça um desafio a você mesmo, eleja o "produto do dia" para vender para os clientes, mas tem que ser um produto desafiador.
REPOSIÇÃO:
Cumprimente todos os clientes que passam por você, você valoriza-se como profissional e o dia fica muito mais agradável!
Quando perceber um cliente com dificuldade ao escolher um produto, ou
olhando o rótulo por algum tempo, aborde-o dizendo: "Bom dia posso
ajudá-lo?" Se o cliente precisar de sua ajuda é hora de demonstrar seu
conhecimento.
Procure conhecer o que é: gordura trans, fenilalanina
(coca zero), a diferença de light, diet e zero, lactose, glúten, o que é
peso líquido e drenado, entre outros.
Falei muito? Você está em uma
vitrine profissional e deve progredir em sua vida! Conheça TUDO sobre
seu trabalho, venda mais e você será visto e lembrado!
Se quiser mais informações é só mandar um email para busato@gruposupera.com.br que mando gratuitamente.
CAIXAS:
Cumprimente sempre seus clientes e principalmente o segundo cliente da
fila. É um momento estressante, a pessoal quer pagar logo e ir para
casa, se você mostra que o percebeu o stress fica menor, vários
supermercados utilizam um monitor para aliviar este stress (e já vi
vários monitores fora de sintonia, desligados, etc...)
Passe as compras com rapidez, já facilitando o trabalho de empacotamento, nunca jogue os produtos.
Ofereça algum produtos que você tem no caixa ou na mini gôndola,
dizendo: "Vamos aproveitar e levar um Suflair, está na promoção!", ou
como uma caixa me disse certa vez: "O Sr. merece um chocolatinho hoje!"
(esta foi inédita!).
Faça a diferença! Destaque-se e progrida em seu trabalho.
Treine, treine, treine todos os dias, os grandes nomes do esporte
treinam a vida toda para atuar às vezes por segundos nas pistas.
Abs Lorenzo Busato
Conheça mais e treine sua equipe como nosso DVD Treinamento Prático para SUPERMERCADOS no http://www.gruposupera.com.br/
amostra do DVD no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Q14qqHj51n8
(este artigo foi publicado originalmente no facebook na página do Grupo SUPERA, visite-nos e curta nossa página !)
Um comentário:
Feliz terça-feira querido Lorenzo!!!
Que dicas excelentes! realmente as vezes perdemos o controle na hora de usarmos no nosso VA ou o nosso VR.
Se nós consumidores nosperdermos felizes são os vendedores que nos encontram, rsss
Super abraço.
Nicinha
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