terça-feira, 3 de julho de 2012

O que é Marketing ?

o que e marketing
Inúmeras vezes sou questionado por clientes que me perguntam: "Preciso melhorar o marketing da empresa, o que devo fazer? ", na verdade ele queria perguntar: "Preciso melhorar a propaganda da empresa, o que devo fazer?"

Confusões como esta ainda acontecem todos os dias no mundo corporativo, vamos novamente explicar o que é marketing .

Para simplificar vamos analisar a Teoria dos 4 P do marketing sem detalhar muito, somente para chegar na propaganda tão confundida com marketing:

Primeiro P: Place (ponto ou distribuição): analisa sua localização geográfica, sua posição na quadra, ambientação interna, logística entre outros fatores;

Segundo P: Price (preço): pesquisa de preços na concorrência, pois hoje quem determina o preço é o mercado, mais podemos ganhar mais traduzindo este P para Valor, quanto mais valor seu cliente percebe no seu produto, mais ele estará disposto a pagar mais por ele;

Terceiro P: Produto: desenvolvimento de novos produtos, aperfeiçoamento, canabalização de produtos (antes que seu concorrente o faça), mix de produtos, curva ABC de vendas, etc.

Quarto P: Promoção: Aqui encontramos nossa tão confundida propaganda!!! Em promoção podemos listar: força de vendas, relações públicas (tão esquecida!), promoções, e propaganda!!

A propaganda é somente um componente deste mix de marketing que é tão abrangente e completo que passo cerca de 50% do tempo de consultorias concentrando esforços em todos os outros itens deixando a propaganda em um dos últimos lugares.

Que absurdo!! Alguns pensam...

Pense comigo: Em uma farmácia por exemplo, podemos criar propagandas inteligentíssimas, super humoradas, criativas e emocionantes e o que acontece quando o cliente entra na farmácia?

Muitas vezes encontra atendente mal preparados, loja desorganizada, produtos sem preço, vendedores que tentar te "empurrar" medicamentos que pagam mais comissão e a lista continua...

E a propaganda super elaborada será que deu certo? Pode até ter efetuado algumas vendas a mais, mas o cliente certamente não voltará neste ambiente onde deveria predominar a atenção, ética e segurança.

Portanto, analisem seu ambiente e sua equipe antes de fazer o foguetório propagandístico (nem sei se existe esta palavra).
Sugiro que baixem gratuitamente meu livro Marketing & Criatividade Casos Práticos no site http://www.gruposupera.com.br onde a teoria de marketing foi "mastigada" e exemplificada com casos reais de aplicação e também encontrará várias dicas em ramos como: farmácias, supermercados, postos, lojas, indústrias entre vários outros casos. Bem esta foi minha "propaganda".
Abs
Lorenzo Busato
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...