segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VENDAS DE NATAL EM SUPERMERCADOS


Fim de ano é época que naturalmente as vendas de supermercados aumentam "por conta própria".
Como potencializar estas vendas aumentando o ticket (compra) média e desestressando os consumidores?

O conceito é expor os produtos como sugestão de consumo:

- Macarronada: massas + molho pronto + azeite de oliva + queijo ralado (+ vinho no meu caso);

- Café da manhã: pão + queijo + presunto + queijo processado ou requeijão cremoso + café + xícaras + o que sua criatividade mandar.

Algumas dicas práticas:

- Use e abuse das "réguas de impulso" como chamo ou "clip strip" como os gringos chamam, são aquelas tiras com envelopes de queijo ralado que encontramos ao lado dos macarrões (ou massas). Estas réguas estimulam e facilitam a decisão do consumidor ao passar pelos corredores.

- Ao longo da fila do açougue coloque: carnes e cortes pré-embalados, degustação, acessórios para churrasco, temperos, pão de alho, são grosso, etc.

- Ao longo da fila da panificadora, seguimos o princípio do café da manhã como dito acima.

- Fila do caixa, idem.

- Seção de FLV (feirinha): temperos para sopas, espremedores de limão e de alho, descascadores, informações nutricionais dos produtos tipo : "Você sabia que a beringela reduz o colesterol?"

Resumindo, aumente o ticket médio mediante a compra por impulso e produtos de consumo conjunto. Se o clima é de festa sua loja deve estar com este clima não só na decoração, mas também na exposição de produtos.

Por que não colocar um coral de Natal no mercado? Ou improvisar este coral com os cantores vestidos como consumidores e de surpresa começam a cantar no meio do povo?

Gostou das idéias? baixem o livro Marketing & Criatividade Casos Práticos no site www.gruposupera.com.br, é gratuito em tem vários casos reais de consultoria e muitas ferramentas práticas para sua empresa.

A tempo: não esqueçam de forma alguma de incluir seus colaboradores nesse clima, eles é que vão fazer a diferença do dia-a-dia, seus clientes vão voltar na sua loja por causa deles.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...