terça-feira, 4 de agosto de 2009

OS SETE PECADOS CAPITAIS E A PROPAGANDA

Você certamente já ouviu falar nos sete pecados capitais, mas o que isso tem a ver com propaganda? TUDO !!!
Assistindo a uma série na TV sobre este tema refleti como estes pecados são utilizados exaustivamente nas propagandas, vamos ver como:

GULA: São cerca de 22 horas e você está assistindo TV quando passa uma propaganda de uma churrascaria com aquela picanha suculenta sendo fatiada, você já jantou, mas dá aquela vontade enorme de comer um pedacinho daquela picanha, e os vídeos que estão sendo utilizados em TV de LCD nos restaurantes e lanchonetes, mostrando em câmera lenta um sanduiche sendo montado com o hamburger grelhado na hora e a fatia de queijo se derretendo toda. Se isso não despertar a gula então não sei o que desperta!!!

INVEJA: É o sentimento do: "Eu também quero!" ou "Ele tem, não posso ficar atrás!". A indústria automobilística entre outras usa esse pecado instigando as pessoas a terem o carro a qualquer custo, nem que seja em 60 vezes!

ORGULHO: É a sensação de ser melhor que os outros, vide marcas famosas do segmento "premium" como alguns automóveis, alguns cartões de crédito, bancos com atendimento "VIP", etc.

AVAREZA: Não posso perder a qualquer custo! É só meu! É o exagero do apego a bens materiais e a informações, a sensação de deter o poder. Este exemplo cabe também na liderança onde o líder "segura" informações consigo mesmo para ninguém superá-lo.

PREGUIÇA: Aqui vende-se o desejo de não fazer nada ou de fazer com o mínimo esforço. Algumas especialidades médicas usam muito isso em propagandas do tipo: corpo novo sem esforço, emagreça sem esforço.

IRA: Demonstrada em comerciais porque chama a atenção, situações de vingança, trânsito, entre outras onde aparece exacerbada a agressividade humana como captador de atenção na propaganda.

LUXÚRIA: Este deixei por último porque é muito evidente: propagandas de cerveja (99,99% utilizam corpos femininos perfeitos para chamar atenção do público alvo, os redondos).
Resumindo, os meios para as propagandas chegarem em nossa mente são "atalhos" que os anunciantes pegam nos anseios e fraquezas humanas, se é ético ou não, ainda ninguém se pronunciou.

Da próxima vez que assistir TV preste atenção nas propagandas para identificar quais utilizam os sete pecados, selecione melhor seus fornecedores e eduque seus filhos a reconhecerem o que é preciso ter e o que é supérfluo (7 pecados).
lorenzo busato

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a analogia, parabéns ai!

Anônimo disse...

Interessante a analogia, parabéns ai!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...