sábado, 30 de julho de 2016

Grupo GPA ( Pão de Açúcar ) Volta a Tentar “morder” os bairros com Rede CompreBem.

Grupo GPA ( Pão de Açúcar ) Volta a Tentar “morder” os bairros com Rede CompreBem.

grupo GPA (Pão de Açúcar) Volta a Tentar "morder" os bairros com Rede CompreBem

Depois de anunciar um prejuízo de R$ 583 milhões no segundo trimestre de 2016, o Grupo Pão de Açúcar retoma a bandeira CompreBem, que saiu do mercado em 2011…

Rede CompreBem

A Rede CompreBem vai fazer parceria com mercadinhos de bairro, entrando com a comunicação visual e sendo o principal fornecedor destes, sendo que a meta é chegar a 100 lojas até o final do ano. Uma espécie de licenciamento de marca.

Minha Leitura ( Lorenzo Busato – Consultor em Marketing e Vendas )

É a tendência… Cooperativas de compras e pequenos que se preparem, comprar bem não será suficiente.
Será que vão começar a se importar com atendimento, precificação e exposição de produtos? Vejo muito desleixo ainda, mesmo em redes semelhantes, parecem que exportam o péssimo atendimento dos Hipermercados para os bairros.
Depois de anunciar um prejuízo enorme, agora se voltam para os mercadinhos de bairro? Tentando “beber água limpa”? Vão transferir “expertise” para os mercadinhos ou vão aprender com eles? (acho mais fácil dizer que vão “morder” suas fatias de mercado conquistadas com atendimento e anos de trabalho duro).
Certamente, na primeira vez que tentaram (rede CompreBem adquirida em 2002 e saiu do mercado em 2011) não foi dada a devida importância nos padrões que uma franquia deve ter, não somente vender produtos, mas cuidar de atendimento, layout, treinamento dos proprietários e funcionários, entre inúmeros outros fatores (que eu costumo implantar exaustivamente em meus clientes do ramo na consultoria).
No primeiro período que tentaram expandir a Rede CompreBem, a economia cresceu e muito! Talvez abandonaram por não achar mais interessante, muito trabalhoso, precisando de gente, esforço e investimento. Mas agora (com este prejuízo) !!! Voltou a ser interessante, e os acionistas certamente estão cobrando providências…
Vamos voltar aos bairros !!! (devem estar dizendo os executivos do GPA).

Solução.

Não é fácil! Mas continuo batendo nas mesmas teclas que dão resultado comprovadamente (veja alguns depoimentos AQUI ).
Atendimento e técnicas de vendas, treinamento constante, métricas para avaliar sua loja através de check lists, planejamento de marketing e calendário promocional, participação em lucros ou bonificações por resultados, exposição criativa de produtos, precificação, layout produtivo,
Temos dicas interessantes neste link para pequenos e médios mercados bit.ly/mercadosevarejo (os grandes não precisam ver isso… – só morder o mercado dos pequenos).
Eng Lorenzo Busato



DVD Treinamento para SUPERMERCADOS

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