segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dica para POSTOS: 18 o número mágico para a lucratividade.

Custos devem ser combatidos diariamente, nunca espere cairem as vendas do seu posto de combustíveis para depois correr atrás de cortes!
O número mágico mencionado aqui é R$ 0,18 de custos operacionais.
Ou seja, se seu posto vende 300 mil litros por mês, seus custos operacionais não devem ser maiores que R$ 54.000,00 (0,18 x 300.000).
Quais são os custos operacionais então?

Segundo a Wikipedia:
São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.
As despesas operacionais são todos os gastos desembolsados ou previstos, que se relacionam diretamente com o objeto social de uma empresa. Imaginemos uma empresa comercial que venda móveis. Os salários e encargos do pessoal da administração, do setor de vendas ou dos outros setores são diretamente relacionados com o objetivo do negócio, por isso são operacionais.
Por exemplo: luz, água, telefone, alarmes, treinamento, comissões, salários, etc.
O que não é custo operacional: Patrocínios, doações, imobilizado (reforma).
Então o que fazer diante disso?
Primeiro usar seu sistema, organize bem seu plano de contas do sistema para poder ter um DRE confiável (DRE=Demonstrativo do Resultado do Exercício), com ele em mãos você terá uma visão clara de seus custos e oportunidades para reduzi-los.
Algumas oportunidades:
– Revisão da rede elétrica e iluminação bem como avaliação da viabilidade de um conjunto gerador;
– Revisão da grade horária de seus frentistas baseada no movimento do posto (pode ser obtida a contagem em abastecidas por hora em seu sistema ou por contagem manual);
– Otimização de propagandas;
– Otimização de despesas bancárias.

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Mas nem tudo é sempre cortes e mais cortes, ainda bem que temos (ou deveríamos) ter uma boa loja de conveniência no posto, esta eu gostaria muito que pagasse com seu lucro líquido toda sua folha de pagamento, sim é possível e não depende de tamanho de cidade, só de criatividade e alguns testes (veja o artigo Como Aumentar mais de 30% as Vendas da Conveniência clique AQUI.
Ainda bem que temos produtos para vender além dos combustíveis, como lubrificantes, aditivos, filtros e acessórios. Em todos os casos de nossa consultoria chegamos a mais de 30% de aumento destes produtos, em alguns casos dobramos a venda, tudo através de treinamento específico para os frentistas, gerentes e revendedores, além de acompanhamento diário, veja o artigo Painel de Controle das Vendas clicando AQUI.
Estamos falando de produtos com mais de 25% de lucro (ou muito mais).
Então mesmo que não consiga os R$ 0,18, nunca o perca de vista, use-o como estímulo para remunerar seu gerente, dá um pouco de trabalho mas os resultados são visíveis e você nunca será pego de surpresa pelas recorrentes notícias de crise.
Bom trabalho!
Ass
Eng Lorenzo Busato
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