quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Conceito AIDA em Vitrinismo

O conceito AIDA em vendas é tão básico e popular que eu até tinha esquecido dele... Mas é como tudo na vida, de tanto passarmos por uma rua paramos de perceber os detalhes dela, por isso é necessário treinamento constante de nossa equipe. 

Quando algum vendedor ou atendente seu diz: "Isso eu já sabia!" Tome cuidado! Avalie o atendimento dele com um cliente oculto e verifique se ele realmente utiliza todas as técnicas de vendas disponíveis. O resultado normalmente é uma surpresa desagradável em vendas perdidas e falta de fechamento de vendas.

Mas vamos ao conceito AIDA em vitrinismo.
AIDA como podemos ver na figura significa:

A = Atenção,  a vitrine deve chamar a atenção dos possíveis clientes que passam em frente a sua loja, e isto não é fácil, pois hoje temos que competir com inúmeras outras lojas para captar a atenção dos clientes. 
Existem várias ferramentas modernas como: projetores laser, estroboscópicos, projetores multimídia projetando imagens em películas refletivas coladas na vitrine, equipamentos interativos que permitem ao cliente tocar na tela e interegir com a vitrine, o velho e ainda eficaz manequim vivo entre outras engenhocas que fazem sua vitrine se movimentar e o pedestre virar os olhos para ver o que se passa.
Em uma loja de artigos esportivos certa vez simulamos um ringue de boxe com direito a luta, nocaute e aquela moça que passa com a placa indicativa do roud (será que chamou a atenção?)

I = Interesse, chamou a atenção, mas se o cliente não tiver interesse ele vai olhar e continuar seu caminho, quando a vitrine desperta o interesse o cliente para em frente a sua vitrine e analisa os detalhes e informações.
Aqui vale a velha técnica de informações sobre o produto, preço, condições de pagamento, benefícios, escrita de forma clara e objetiva.

D = Desejo, as informações que ele olhou e analisou, pois estava interessado, despertaram um desejo de compra, um desejo de maiores informações, veja que aqui sua vitrine já influenciou a decisão do cliente.
Seu cliente já se sente "precisando" do seu produto, o que falta agora? A Ação!

A = Ação, pronto, todas as informações da vitrine fizeram seu cliente entrar na loja, agora fica por conta do seu pessoal que tem que trabalhar este cliente desde a abordagem até o fechamento e cada passo da venda tem sua técnica.

Por meio desta técnica, a AIDA nós vamos desdobrar os elementos necessários para uma vitrine vendedora em nosso novo DVD Treinamento Prático para VITRINES disponível no www.gruposupera.com.br com técnicas e muitos exemplos de vitrines para você alavancar suas vendas !

Abs
Eng Lorenzo Busato




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