segunda-feira, 13 de junho de 2011

INDICADORES 1 - TICKET MÉDIO


Este é um dos vários indicadores que compõem nosso painel de controle de vendas.

O ticket médio ou cupom médio nada mais é do que a divisão do valor total vendido em um período dividido pelo total de vendas realizadas neste mesmo período.

Por exemplo: Em um mês minha loja (confecções, móveis, farmácia, posto, conveniência) vendeu R$ 50.000,00 em 1000 vendas (ou tickets) meu ticket médio neste período foi de R$ 50,00.

Para que serve esta informação?

Esta importantíssima informação serve para você ver quanto eficiente é sua loja e/ou seus vendedores, pois se você melhorar seu ticket médio em, por exemplo, R$ 5,00, nas mesmas 1.000 vendas no mês, estamos falando em um acréscimo de R$ 5.000,00 de vendas adicionais sem gastar NENHUM centavo em propaganda.

Quando faço consultorias e treinamentos para farmácias, por exemplo, o ticket médio delas varia de R$ 18,00 a R$ 35,00 por venda (ticket) esta variação depende do grau de treinamento, região entre outra série de variáveis, mas voltando ao assunto ticket médio, nestas farmácias normalmente os vendedores (sim, vendedores) mais experientes tem seu ticket médio muito acima da média da loja. Por que isso? É claro que eles formaram uma carteira fiel de clientes, conhecem seus clientes pelo nome, suas necessidades, e também os produtos de sua loja.

Analisando estes números, podemos propor campanhas para os vendedores baseados em aumento do ticket médio de cada um, quem apresentar maior crescimento, ganha mais pontos, você pode atrelar a premiação ao aumento do ticket médio da loja também para que todos "entrem na brincadeira".

Repare que com este desafio, as vendas adicionais são estimuladas, as idéias para expor melhor os produtos afloram, e todos ganham, e, de novo, SEM GASTAR NENHUM CENTAVO EM PROPAGANDA, somente estimulando o cérebro do seu pessoal.

Logo após sua loja aumentar o tícket médio, é hora de você aumentar o fluxo de clientes na loja.

Outra idéia para ticket médio: Se o abastecimento médio do seu posto é de R$ 20,00 por abastecida, crie uma promoção para aumentar este número, não seja ganancioso exigindo que o cliente complete o tanque toda vez, mas aumente para R$ 30,00 ou R$ 50,o0, e a cada abastecimento destes ele ganha um cupom para um prêmio ou benefício (lavagem, etc).

Desta maneira utilizamos um indicador muito conhecido a anos pelo varejo a nosso favor e como ferramenta de treinamento de sua equipe.

Você não conhecia o ticket médio? Seu concorrente já está utilizando a muito tempo!!!
A tempo: Seu maior concorrente vai surgir quando você menos espera, fazendo mais que você faz, cobrando mais barato que você cobra!

Mas ainda dá tempo!!! Prepare-se e prepare sua equipe, ela vai te manter no topo!


Abs. Eng Lorenzo Busato
Vídeo treinamentos inéditos para: Postos, Supemercados, Farmácias, Vitrines, Lojas de Móveis no site www.gruposupera.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente dica! já estou usando em minha loja e o resultado está ótimo
obrigadao

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