quarta-feira, 16 de julho de 2008

EMOÇÃO VENDE ? UM EXEMPLO PRÁTICO DE SUCESSO



RAMO DE NEGÓCIO: RELOJOARIA E ÓPTICA

LOCAL: INTERIOR DO PARANÁ

OBJETIVOS: Aumento das vendas e qualificação da equipe.

FERRAMENTAS UTILIZADAS:

- Treinamento intensivo em técnicas de vendas com filmagem e simulações;

- Implantação de comissionamento e campanha motivacional para funcinários;

- Readequação do layout da loja priorizando pontos de venda por impulso;

- Criação de campanha temática com decoração da loja, campanha na rádio local e jornal; na campanha qualquer compra dava direito ao cliente retirar um cupom da urna que continha uma poesia sobre o tema ou um vale brinde (bonificado pelos fornecedores); criamos um concurso de redação sobre o tema da campanha e ao final elaboramos um livreto com as melhores e premiamos os três vencedores com cobertura da imprensa local;

- Quinzenalmente publicamos uma entrevista com um funcionário da empresa contando seu tempo de empresa, especialização e atividades. O objetivo foi mostrar a qualificação da equipe e tornar cada funcionário comentado em suas comunidades, reforçando a marca da empresa.

RESULTADOS OBTIDOS:

Melhoria na técnica da equipe, mais eficiência devido a individualização das comissões, melhor integração entre a equipe (empresários e funcionários), acréscimo em faturamento em torno de 35%.

Comentários: Neste ramo de negócio foi fácil adicionar emoção (presentes, jóias), vamos expandir o pensamento:

- Farmácias: podemos adicionar emoção neste ramo? Claro que sim, vejam estes temas:

Tratamos de sua família Cuidamos de sua saúde

E supermercados? da mesma forma, podemos envolver família, saúde, e a experiência do lazer nas compras (playgrounds para crianças, lanchonetes anexas, na falta de shopping centers em cidades menores este local é ideal para atrairmos clientes além de uma simples compra de mantimentos.

Veja mais exemplos em nosso ebook no site www.gruposupera.com.br

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