quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Como é bom ser famoso!!!

Sendo por natureza uma pessoa reservada, apesar de meu trabalho com centenas de colaboradores de empresas, geralmente não invisto em mídia, meus contatos são feitos principalmente por indicações.

Mas já a alguns dias estou me sentindo famoso !!! O que aconteceu?!?

Sou cumprimentado por várias pessoas que nunca vi na vida ou que nunca me cumprimentaram com uma simpatia que chega até a ser exagerada, como é bom ser famoso, ter o reconhecimento de fãs que eu nem sabia que existiam na rua, nos supermercados em restaurantes e em vários outros lugares pitorescos. Acho que minha reputação como consultor de empresas está extrapolando o ambiente corporativo e chegando nas ruas, como eu sempre imaginei que um dia aconteceria.

Agora talvez me convidem para dar entrevista no programa do Jô (imaginem só!), está na hora de escrever outro livro e sair em um "road show" pelo País ministrando palestras lotadas, agora é minha hora de ser famoso!

Chego no hotel, pois consultor vive na estrada, ligo a televisão para ver se de repente comentam algo sobre mim, e a realidade cai como um machado afiado em minha cabeça. É época de eleições !!! que famoso que nada, eram candidatos a não sei o que me pedindo votos, e agora? E o programa do Jô? E as palestras pelo Brasil? Como é duro cair na real, e o pior de tudo: como é duro ter que cumprimentar esses “candidatos” que começam a fazer seu marketing só quando se lançam em campanha, um pouco de Marketing com “M” maiúsculo ensinaria estas pessoas a desenvolver um Produto, em uma Praça, que é claro custa um Preço para daí trabalhar o quarto P do composto de Marketing que é a Promoção (vender sua idéia, não o voto).

Marketing político ou enganação política? Para nós que trabalhamos com marketing isso é uma aberração.

Mas não pensem que me desiludi completamente não, sou brasileiro e não desisto nunca!

Para cada cumprimento e santinho que recebo na rua, na hora saco um cartão de visita e entrego para o tal “candidato” que fica tão perplexo quanto eu!!!

Viva a democracia!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Você sabe o que é liderança???

Você que é ou está se tornando líder de uma equipe, primeiro olhe para estes dados:
  • Cerca de 40% dos funcionários de um empresa não entendem os objetivos que lhe são determinados por suas empresas;
  • A grande maioria não consegue perceber como, através do trabalho que executa, pode contribuir para o atingimento dos objetivos;
  • Esses profissionais não conseguem ver a fotografia da empresa como um todo;
  • Eles também não entendem muito bem o seu papel na organização em função dos objetivos, do cumprimento da missão, do fortalecimento da marca e da fidelização dos clientes.
Fonte: Discovery Surveys/EUA (pesquisa realizada com mais de 50 mil funcionários).

E agora me diga, qual é a missão de sua empresa? Teve que ler no site da empresa? Você tem grandes problemas se teve que "colar".
O maior problema que encontro em liderança empresarial é a completa ausência de metas claras para cada colaborador outro é a falta de comunicação, a liderança se conquista na medida em que controlamos desempenho e indicadores, isto serve para qualquer tamanho e tipo de empresa.
Se você tem um posto de combustível, tenha metas de: vendas de lubrificantes, venda de aditivos, acessórios, na conveniência controle: lucro, venda de bebidas, fast-food, e outros grupos de produtos, assim seus colaboradores estarão "antenados" a todos os produtos e não esquecerão de nada que importa para você.
Se você tem farmácia: percentual de genéricos/similares versus referência, ticket médio, percentual de conveniência ou perfumaria versus faturamento total.
Em supermercado: check list por setor, índice de faltas, lucro (açougue, panificadora, FLV), venda por caixa, por gôndola ou corredor, etc.
Mas nunca esqueça da contrapartida: reconheça os bons resultados publicamente.

Uma ferramenta que utilizo muito é o "termômetro de vendas", trata-se de um gráfico de barras que coloco no mural dos funcinários com suas vendas diárias, pode ser feito até em um papel quadriculado, cada quadrinho pintado equivale a tantas unidades ou Reais (R$) vendidos por funcionário.

Nenhum funcionário quer ficar atrás dos outros e esta representação gráfica evidencia claramente quem está fazendo acontecer e quem está deixando acontecer.

Se quiser um exemplo desta planilha me mande um email ( busato@gruposupera.com.br ), forneço gratuitamente, só lembro que a liderança se conquista através da cobrança e acompanhamento diários. Se você colocar este gráfico na parede e deixar de preencher um dia sequer sua equipe o desacreditará, se atualizá-lo semanalmente os números se perdem junto com a motivação.

Boa sorte !!!

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